Vai ter espumante!

Bride And Groom Toasting Champagne Flutes Against Sky

Conhecido por brindar momentos especiais, o espumante representa alegria e comemoração, em casamentos ele é presença confirmada. Sabendo da importância deste elemento para o grande dia, Ricardo Gonçalves, nosso parceiro do Empório 4 Elementos, irá nos ajudar a esclarecer algumas dúvidas frequentes a respeito desta deliciosa bebida.

Para começar, é importante saber que: todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne. Espumante é todo o vinho que passa por dois processos de fermentação, contrariando àqueles que pensam nele como uma “versão barata” do Champagne.

Champagne é apenas um tipo de espumante que é produzido no nordeste da França, na região de Champagne, daí a denominação. Quando a produção é realizada na Espanha chama-se o produto de Cava. Já o termo Prosecco é utilizado para nomear espumantes produzidos na região italiana Friuli.

O clima, atrelado as condições ambientais em que a uva é produzida, as técnicas e os processos de fabricação, são fatores que também interferem no gosto dos espumantes e que sem dúvida constituem-se na diferença entre uma marca e outra. Cabe, entretanto, ao paladar de cada um a responsabilidade por dizer qual espumante é mais saboroso.

Ao contrário do que muitos pensam, vinhos e espumantes não ficam melhor quando envelhecidos. Existem os vinhos de guarda, que são específicos para serem guardados por muito tempo. Do contrário, o ideal é consumi-los no máximo dois anos após a fabricação. Por este motivo, a compra deve ocorrer no máximo um ano antes do casório, no caso das noivinhas que aproveitam para comprar o produto em uma grande oportunidade. O importante é guardar as garrafas em um local fresco e não muito iluminado. A dica é escolher um cômodo da casa.

É interessante lembrar que cada momento e companhia pede um espumante diferente. Para ter uma ideia do que servir, faça a composição prato e espumante. Os mais doces, como Demi-Sec e Deux, são indicados para acompanhar pratos doces, a exemplo de sobremesas. No caso dos pratos ou aperitivos servidos serem salgados, os indicados são os espumantes de corpo ligeiro.  Alimentos ácidos seguem a mesma linha dos doces, devem ser acompanhados por espumantes igualmente ácidos. Ao final decida por aquele que mais se adequa ao seu paladar como também ao seu bolso.

Agora, resta ficar atenta a um último detalhe: Não fazer feio na hora do brinde. Lembre-se de que o correto é segurar a taça pela haste, pois, além de não esquentar a bebida fica mais elegante.

Empório 4 Elementos
Av Cons Aguiar, 4635, Boa Viagem – Recife/PE
Telefone: 81. 3034-3040
E-mail: ragoncalves@gmail.com

Um comentário sobre “Vai ter espumante!

Deixe uma resposta