Por Aline Lima
Sommelier: do francês somme (carga) + lier (amarrar, ligar). A profissão surgiu na França, no século XVII. Sua função era transportar o vinho com a obrigação de prová-lo a fim de verificar se o mesmo apresentava qualidade satisfatória. Atualmente, é papel do sommelier em restaurantes escolher, comprar, receber, guardar e provar o vinho antes que este seja servido ao cliente.
Em eventos como casamento, é comum haver desperdício de bebidas por diversas razões, seja pela temperatura inadequada dos espumantes e pelo perfil dos convidados que influencia na quantidade de consumo de cada bebida, ou até mesmo por desvios das mesmas. Esses fatos podem ser potencializados em eventos com um grande quantitativo de convidados. Diante da necessidade de minimizar e solucionar essa problemática, o sommelier vem atuando também no ramo de casamentos. Esse profissional tem como objetivo principal evitar o desperdício de bebidas alcoólicas. Para tal, o papel deste e de sua equipe é acompanhar todo o evento, orientando gerentes e maitres acerca de quantidades a serem resfriadas e servidas; verificando a temperatura e controlando a saída das bebidas do bar para o salão e vice-versa. O serviço finaliza com a prestação de contas de todas as garrafas cheias e vazias. “A evidência que temos é que evitamos muitos desperdícios a cada instante durante os eventos, seja servindo o espumante e bebidas alcoólicas que necessitam de resfriamento na temperatura correta e no controle total das garrafas de uísque.”, declara Carlos Barros da Sommelier Consultoria, atuante há 13 anos no segmento.
Há também a possibilidade de contratar o serviço para a fase de planejamento, na qual o sommelier irá orientar sobre quais espumantes, uísques, vinhos e licores que devem ser comprados, bem como a quantidade de cada bebida, evitando o transtorno delas acabarem durante o evento.
Como se sabe, uma festa de casamento demanda muita dedicação, planejamento, organização e investimento financeiro por parte dos noivos. Assim sendo, é de suma importância conhecer o seu perfil de festa e de convidados para contratar os profissionais adequados e evitar problemas durante o grande dia.