Como economizar na festa de casamento: 10 dicas que funcionam.

casamento-como-economizar-128942049-T

Casar custa caro, não é mesmo? E muitos são os casais que adorariam saber como é possível realizar uma cerimônia que seja mais em conta, porém, bonita, elegante e do jeito que os noivos sempre sonharam. Será que é possível? Com certeza, sim. Confira neste post 10 dicas que funcionam para que o orçamento do seu casamento não extrapole os limites.

1. PLANEJAMENTO 

Comece a organizar seu casamento com antecedência, assim você poderá preparar tudo com calma. Se tiver oportunidade, faça uma poupança. Se o casal juntar o dinheiro por um tempo e conseguir pagar parte da festa à vista, consegue descontos grandes com os fornecedores. Certifique-se apenas de que se trata de um fornecedor de boa procedência e registre tudo em contrato, evitando problemas futuros.

2. ESTIPULE UM ORÇAMENTO MÁXIMO

Praticamente todo o evento será ajustado conforme o valor definido pelo casal, por isso este item merece uma atenção super especial. Quem está com o orçamento apertado deve ter em mente que terá que fazer decisões difíceis, ser mais flexível e realista.

Leve em consideração quanto tempo falta para o casamento e quanto já tem e pode reservar por mês para pagar a festa sem, é claro, fazer dívidas fora da sua realidade. Vale lembrar que na maioria dos locais e fornecedores pedem para você quitar todos os pagamentos até o dia da festa, e isso deve ser levado em conta. Faça um orçamento bem realista e não tente maquiar a situação real. O mais importante é ter consciência de que o limite não poderá ser ultrapassado.

Outra dica importante: Durante os meses que antecedem o casamento, aperte os cintos. Pequenas economias como deixar de sair para jantar e se controlar na hora de fazer compras fazem toda a diferença. Imprevistos acontecem e é bom estar preparados para eles.

3. MINI-WEDDING

Tradicional nos Estados Unidos e em países da Europa, este tipo de casamento – como o próprio nome diz – é pequeno, intimista e o mais legal de tudo: tem a cara do casal.

De um modo geral, a diferença de um casamento tradicional e um mini-wedding é o número de convidados, então fazer alguns dolorosos cortes na lista de convidados será necessário, pois quanto mais pessoas, mais caro ficará o casamento.

Essa dica é clássica, porém, vale a pena destacá-la: será que você precisa convidar tanta gente para o seu casamento? Convite só quem você e seu (sua) noivo (a) verdadeiramente gostam e querem dividir esse momento tão especial de suas vidas. 

4. FAÇA TUDO NUM SÓ LUGAR

Faça a cerimônia e a recepção no mesmo lugar e dê preferência para os locais que possuem estrutura mais completa, com mesas, cadeiras, gerador, iluminação, etc. O aluguel desses itens, bem como de toalhas, pratos, guardanapos, coberturas, cortinas etc. podem encarecer muito o seu orçamento.

5. FAÇA SUA FESTA NOS DIAS, DATAS, MESES E HORÁRIOS MENOS PROCURADOS

As sextas, sábados e vésperas de feriados são sem dúvidas os dias mais disputados e desejados pelas noivas. Casar nos dias de semana pode gerar uma economia de até 40% no orçamento da festa, muitos profissionais topam dar desconto para preencher a agenda nas datas que costumam ficar vazias.

Outra informação importante: As pessoas que gostam mesmo de vocês, vão em qualquer dia. Os noivos que já casaram em dias de semana e aos domingos garantem que os convidados comparecem à festa.

6. PESQUISE MUITO

Nem sempre o mais caro é o melhor e o mais barato é o pior. Tem muita gente competente no mercado, observe o custo-benefício da contratação a ser feita. Em casos de preço muito abaixo do mercado é preciso desconfiar.

Mande pedidos de orçamento para locais que gostaria de realizar o evento, compare preços e navegue por sites que falam sobre o tema. Quando o assunto é festa de casamento, os preços variam muito! Vale, inclusive, negociar os preços nos fornecedores que você mais gostou (e nessa hora ter parte do pagamento em mãos pode ser vantajoso). Outra dica é pedir conselho para casais que já passaram por isso.

7. DECORAÇÃO ALTERNATIVA

Papeis, fitas, garrafas, latas… Todos estes itens podem decorar e fazer bonito na sua festa de casamento, use-os!

As flores naturais são as principais responsáveis pelo encarecimento da decoração, sendo assim, se puder: evite-as!

Porém, se você realmente faz questão das flores naturais no seu casamento, dê preferência as flores da estação – Seu decorador poderá te orientar melhor nesta escolha.

8. BOTE A MÃO NA MASSA

Se você tem habilidades manuais chegou a hora de coloca-las em prática. A internet taí pra isso mesmo, gente! Pesquisem, aprendam e façam. Se tiverem, assim como eu, dificuldades com trabalhos manuais, não tem problema. Nem tudo está perdido! Convoque as amigas, primas, tias, vizinhas… Todo mundo que você conhece e que tem estas habilidades e peça ajuda. Faça um chá e convide-as para uma tarde deliciosa e divertida de produção. Além de economizar, você terá momentos deliciosos ao lado de pessoas super queridas. Garanto!

9. RSVP

Invista no RSVP (Responda, por favor, na sigla em francês) para confirmar a presença dos convidados. E, se for necessário, ligue para cada um, afinal, brasileiros têm o costume de não responder e-mails. Saber o número exato de convidados ajuda na hora de se programar e cortar custos.

10. FIQUE DE OLHO NO WEDDINGCLUB

Nosso objetivo é fazer você economizar, sem te causar prejuízo na qualidade. Nossos fornecedores parceiros são éticos, responsáveis e competentes.

Tá precisando de uma ajudinha pra economizar? Então manda um e-mail pra gente (contato@weddingclub.com.br) com o nome do fornecedor ou do produto/serviço que você precisa que prometo que faremos o possível pra conseguir esse descontinho pra você, combinado?

Ah! Participe do nosso grupinho no Facebook clicando [AQUI], lá vocês poderão sugerir as ofertas que gostariam de encontrar aqui no nosso portal.

Espero que tenham gostado das dicas.

Beijo grande e até a próxima!

Clarice Possidônio

Deixe uma resposta